V – centro de formação artística

For
esap – escola superior artística do porto
Description

Situado na Avenida Mouzinho de Albuquerque, Póvoa de Varzim, este equipamento surge como conclusão de um estudo sobre o tema “Arquitectura e Sustentabilidade no processo de requalificação dos cenários urbanos consolidados”.
Este estudo começa na escolha de um lote desta Avenida.
Aplicando os princípios de Sustentabilidade, o objectivo final será a requalificação deste espaço com um programa de mais-valia para a cidade.

A Sustentabilidade é um conceito que se apoia em três pilares fundamentais:
sustentabilidade social, económica e ambiental.

Tendo em conta este conceito, todas as questões apoiam-se em três requisitos básicos: a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, a viabilidade económica para a sua implantação e manutenção e a garantia de que todas as acções atinjam todos os grupos humanos sem distinção social e sem agredir valores culturais.

Resumindo, a sustentabilidade é a qualidade das acções que procuram a utilização, preservação e manutenção de todos os recursos disponíveis, para que os mesmos possam existir indefinidamente. Analisando a situação social da cidade, o tema Cultura destaca-se pelas suas potencialidades.

A proposta para a Avenida passa por desenhar um espaço para as “artes” na Póvoa de Varzim.
Um espaço que promova acontecimentos culturais e artísticos para a população. Um espaço de encontro inter-geracional que sirva de casa própria para as artes com relevo na cidade.
Um centro que permita a população o acesso à formação e prática artística.

“OFICINA DE ARTES, Centro de Formação Artística”

Este centro de formação é um edifício que permite a prática e formação de artes com algum relevo na cidade da Póvoa de Varzim: a música, a dança, o teatro, artes plásticas e literatura.

Este edifício terá um piso para cada tema artístico sendo que todos os pisos se relacionam entre si.

O primeiro piso é a introdução do edifício com a cidade. Os elementos que a compõem são uma Zona de Recepção, Sala Polivalente, que permite variados acontecimentos, um Café – Concerto e um Jardim/Esplanada.

O segundo piso é a Oficina da Música, com Sala de Reunião, 8 Salas de Aula e 1 Pequeno Auditório.

No terceiro piso encontra-se a Oficina da Dança, com Sala de Reuniões, Balneários Femininos e Masculinos, 1 Estúdio pequeno com pavimento em madeira e 1 Estúdio Grande com pavimento em linóleo.

O quarto piso é a Oficina do Teatro, com 1 Estúdio com pavimento em linóleo, Camarins Masculino e Feminino, Guarda-Roupa e 1 Sala de Figurinos.

O quinto piso apresenta-se como a Oficina de Pintura, com um Atelier Polivalente, que permite a prática geral das técnicas de pintura.

Finalmente, o sexto piso, com a Oficina da Escrita, caracterizado por uma ampla Sala de Estudo/Biblioteca e Sala Multimédia.
Todos os pisos estão equipados com Zona de Atendimento e Instalações Sanitárias.

Type
Trabalho de Projecto – MIA