IV – requalificação de um quarteirão

For
esap – escola superior artística do porto
Description

A Zona do Campo 24 de Agosto, surge pela expansão da malha urbana da cidade do Porto, sempre muito relacionado com uma função de entrada /saída da cidade, funcionando como que, se assim se puder dizer, uma Portagem.
Na verdade, lentamente, até ao século XVIII, o Porto foi aumentando em população e importância e, em meados deste século já ele não cabia dentro das suas muralhas, expandindo-se assim, ao longo das suas estradas de acesso, pelas ruas Direita de Santo Ildefonso, Bonjardim e Cedofeita.
Em torno destas, tinham-se construído habitações e quase que espontaneamente, formando-se outras ruas bem como, ainda que irregulares, vias transversais de comunicação entre elas.
Uma portagem é um local onde toda a gente pára.
Porque não criar condições de permanência? Pela ausência de espaços públicos na Cidade do Porto, cresce o meu desejo de transformar este espaço expectante num novo espaço urbano onde o Homem possa caminhar, sentar, namorar, ler um livro…
Torna-lo num espaço multifuncional alimentado por um equipamento e edifícios de habitação e comércio.
O comércio e serviços são os maiores propósitos para a promoção do encontro entre pessoas. E estão aqui reunidas as condições.

Um espaço de chegada e um espaço de partida.

O museu é a porta…

Type
arquitectura III